domingo, 11 de junho de 2017

Yoga – Ginástica ou filosofia?


Tem se percebido nas últimas décadas uma disseminação da yoga no Brasil, em suas várias vertentes existentes. Vários estúdios inauguram e se mantém no mercado a partir de 2000 em nosso país, mostrando um reflexo do que foi o incrível movimento de expansão da yoga mundialmente a partir da década de 20.

Trazida ao ocidente por Paramahamsa Yogananda, após grandes dificuldades havidas pelo contraste da cultura americana com a indiana, a yoga foi apresentada ao mundo como uma prática que possibilita o bem-estar, através da sua atuação no corpo, mente, respiração e espírito. Esta visão fracionada da yoga teve o seu propósito quando da apresentação deste belo presente que a Índia deu ao mundo, pois mostrar a filosofia da yoga integralmente não geraria a aceitação social no contexto de exclusiva valorização científica e acadêmica da época.

Hoje, porém, o mundo parece estar mais preparado e receptivo para que este véu seja removido, revelando a yoga em sua plena concepção e abrangência.
A yoga é uma arte universal de viver que transcende quaisquer barreiras de nacionalidade, gênero, etnia ou religião. É um sistema de disciplina que permite que vivamos em harmonia e tenhamos realização através da consciência em Deus.

Mais do que um exercício ou modalidade esportiva que se possa praticar algumas vezes na semana, a yoga em sua essência nos ensina a viver de forma consciente, 24 horas por dia.

Nas palavras de Paramahamsa Prajnanananda, líder espiritual do Instituto Kriya Yoga, “yoga significa união, se unir com o Criador e com a criação, manifestar o seu amor por todos os seres vivos e viver em harmonia com a natureza, minimizando as necessidades humanas.”

No dia 21/06 comemoramos o Dia Internacional da Yoga, que possamos ter esta nova compreensão acerca de seu conceito, talvez permitindo viver esta experiência com a abertura e sensibilidade que são imprescindíveis para que esta possa ocorrer em toda a sua potencialidade.

Por Ariane Degasperi

Referências:
 - AWAKE, a Vida de Paramahamsa Yogananda. Direção:  Paola Di Fiorio e Lisa Leeman, Produção: Paola Di Fiorio, Lisa Leeman Peter Rader. Estados Unidos, 2014, 1 DVD.
- PARAMAHANSA, Yogananda. Autobiografia de um Iogue. Brasil: Self-Realization Fellowship, 2016.
- PRAJNANANANDA, Paramahamsa. International Yoga Day – 2016. Disponível em <https://youtu.be/AKyMGyYs16kb>. Acesso em 09 jun. 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário