segunda-feira, 5 de junho de 2017

O nosso gigante invisível


Para a maior parte dos brasileiros a alta performance dos nossos atletas do esporte adaptado é desconhecida porque infelizmente ainda não damos a visibilidade merecida a estes verdadeiros heróis.  
Verdadeiros heróis porque nasceram em um país sem tradição no esporte inclusivo e no esporte adaptado infantil que a é base do desenvolvimento de atletas deficientes físicos. Como nossa cultura esportiva de base não é tão favorável para formação desses atletas durante a infância a maior parte deles tornaram-se esportistas profissionais na fase adulta. E na contramão de todos estes fatores conquistaram ao longo dos anos uma desenvoltura ascendente invejável no cenário mundial tanto nas paraolimpíadas e nos Parapan-americanos nos últimos 20 anos como podemos identificar nas tabelas abaixo: 

Colocação do Brasil no ranking de medalhas  
dos Paraolímpicos dos últimos 20 anos 
       Atlanta        1996 
37º lugar 
       Sidney         2000 
24º lugar 
       Atenas         2004 
14º lugar 
       Pequim       2008 
9º lugar 
       Londres      2012 
7º lugar 
        Rio             2016 
8º lugar 


Colocação do Brasil no ranking de medalhas  
dos Parapan-americanos dos últimos 20 anos 
         Cidade do México    1999 
2º    lugar 
Mar Del Plata           2003 
2º    lugar 
Rio de Janeiro          2007 
1º    lugar 
Guadalajara             2011 
1º    lugar 
Toronto                     2015 
1º    lugar 

Imaginem esses resultados se tivéssemos escolas estruturadas para o esporte inclusivo e adaptado desde da primeira infância? Acredito que além de formarmos mais atletas de alto nível, também formaríamos mais cidadãos com menos preconceitos, mais propensos a respeitar as diferenças, mais conscientes de seus direitos e deveres. Seria muito bom também ver todo país vibrando e acompanhando em tempo real os maravilhosos feitos desses nossos heróis, não acham?

Por Thais Silvestre da Silva




Referências: 
Jogos Parapan-Americanos-Wikipédia, Enciclopédia Livre disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Parapan-Americanos acesso em 30/05/2017. 
COSTA, Alberto M. da. Esporte Adaptado no Brasil: Evolução e Perspectivas disponível em http://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/congressos/ccd2009/palestras/alberto_martins_da_costa.pdf acesso em 30/05/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário